quinta-feira, 18 de março de 2010
Proclamação da República
No dia 5 de Outubro 1910, em Lisboa foi proclamada a República. A república é uma forma de governo em que o poder era exercido por um presidente livremente eleito pelo povo atravês de eleições. O primeiro presidente foi o Dr. Manuel de Arriga. A primeira guerra mundial (1914-1918) veio piorar a situação. Salazar em 1932 torna-se presidente do conselho de ministros. Em 1968 Salazar adoeceu e foi substituido por Marcelo Caetano. No dia 25 de Abril alguns jovens militares iniciaram um movimento contra a ditadura. Hoje Portugal é um pais que faz parte da União Europeia, e vive a democracia, e todos os cidadãos tem a sua liberdade assegurada.
História da República
O aniversário da República de Portugal é uma data festiva e, como tal, deve ser lembrada com alegria, elevação e sentido de Estado.
Ao fim desse um século de República, a democracia está presente nas instituições e no espirito dos cidadãos portugueses que são democratas, gostam e querem viver em democracia.
Dada a sua tragetória histórica, Portugual não pode deixar de enfantizar e reafirmar a sua importância política, económica e cultural dentro de parâmetros internacionais, com laços mais do que consolidados em vários continentes e diversos países, como no caso do Brasil onde a sua presença é de tamanho relevante para a constituição da identidade nacional e alianças indíssolúveis que unem as duas nações.
Esta profunda relação de fraterninade e solidariedade entre os dois países, Brasil e Portugal, com raizes seculares, mereçe uma refleção exercida nos festejos da nossa florescente República.
Participes que somos das glórias portuguesas em terras de além mar acreditamos que o momento singular da cidadania portuguesa tende a ser fortalecedor e um marco digno de todos registos, até porque, os mesmos trazem no bojo inquestionáveis desdobramentos na relações da economia.
quinta-feira, 11 de março de 2010
"Revolução dos Cravos"
Na sequência do golpe militar de 28 de Maio de 1926, foi instaurada em Portugal uma ditadura militar, que culminaria na eleição presidencial de Óscar Carmona, em 1928. Sob o governo do Estado Novo, Portugal foi sempre considerado um país governado por uma ditadura, quer pela oposição, quer pelos observadores estrangeiros quer mesmo pelos próprios dirigentes do regime. Formalmente, existiam eleições, consideradas fraudulentas pela oposição, desrespeitadas pelo dever de imparcialidade. O cravo vermelho tornou-se o símbolo da Revolução de Abril de 1974. Logo ao amanhecer o povo começou a juntar-se nas ruas, juntamente com os soldados revoltosos. Entretanto, uma florista, que levava cravos para um hotel, terá dado um cravo a um soldado, que o colocou no cano da espingarda.Os outros soldados vendo a rua cheia de floristas o imitaram, enfiando cravos vermelhos nos canos das suas armas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)